Prémio Banco de Portugal – CLAD vai distinguir jovens investigadores na área estatística
 
O Banco de Portugal e a Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD) criaram o “Prémio Banco de Portugal – CLAD” para distinguir, anualmente, os melhores trabalhos de análise estatística produzidos por jovens investigadores a partir dos dados estatísticos publicados pelo Banco de Portugal.
 
A primeira edição do prémio será atribuída no ano letivo de 2013/2014. O autor do melhor trabalho de análise estatística receberá um prémio de 1.500€ (mil e quinhentos euros) e poderá realizar um estágio remunerado de seis meses no Banco de Portugal.
 
Poderão ainda ser atribuídas duas menções honrosas. Os investigadores que receberem esta distinção terão a possibilidade de realizar estágios remunerados no Banco de Portugal, com duração de três meses.
 

Candidaturas

As candidaturas decorrem até ao dia 28 de fevereiro de 2014.

Podem concorrer ao Prémio Banco de Portugal – CLAD, os alunos que frequentem, pelo menos, o 2º ciclo do Ensino Universitário (incluindo pós-graduações).

Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos, ter o formato de artigo científico e ser produzidos nas seguintes áreas:

(i)    Estatísticas monetárias e financeiras;

(ii)   Estatísticas da balança de pagamentos e da posição de investimento internacional;

(iii)  Estatísticas das contas financeiras e das administrações públicas;

(iv)  Estatísticas das sociedades não financeiras da central de balanços[1].

Os trabalhos devem ser enviados, juntamente com os currículos dos autores, por correio eletrónico, para: Premio.BP.CLAD@bportugal.pt e mail@clad.pt e, em correio postal, para a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Departamento de Engenharia Civil, Secção de Matemática, Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto.

Os pedidos de esclarecimentos sobre o prémio e o respetivo regulamento devem ser remetidos por correio eletrónico ao Secretariado da CLAD (mail@clad.pt).


Regulamento



[1] A informação publicada pelo Banco de Portugal nestas áreas estatísticas pode ser encontrada no BPstat | Estatísticas online, o sistema de difusão estatística do Banco de Portugal na Internet.