Informações
Em destaque

Bolsas CLAD 2017

Com o objetivo de divulgar e promover a participação nas Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD), organizadas anualmente pela Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD), junto de novos públicos, são instituídas as BOLSAS CLAD. Destinam-se a estimular a atividade de estudo e investigação científica nas áreas científicas da CLAD entre os jovens que trabalham nestas áreas. Cada BOLSA CLAD é constituída por uma quantia de 125 euros e destina-se a custear a participação nas JOCLAD do respetivo ano, em termos de ajudas de custo (deslocação e alojamento), a inscrição nas Jornadas do respetivo ano e a inscrição como sócio CLAD e pagamento da quota do ano das Jornadas.

A esta iniciativa podem concorrer trabalhos originais de alunos de mestrado ou doutoramento numa instituição de ensino superior portuguesa ou bolseiros portugueses, e não devem ter completado os 35 anos de idade até à data de submissão da candidatura. O prazo limite de apresentação de candidaturas para o concurso BOLSAS CLAD 2017 é 15 de janeiro de 2017 (prolongado para 22 de janeiro de 2017).

As candidaturas deverão vir acompanhadas do trabalho concorrente e do curriculum vitae do candidato, para além do comprovativo de inscrição de aluno.

Para mais informações, consultar o regulamento.

Cursos CLAD

Data mining utilizando Python

No dia 26 de novembro de 2016 (sábado) decorrerá nas instalações do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, um curso sobre o tema “Data mining utilizando Python”. As informações mais detalhadas sobre o evento (resumo, programa, ficha de inscrição) encontram-se em anexo.

Este curso propõe uma introdução aos vários tipos de tarefas de extração de conhecimento de dados (Data Mining), com ênfase na análise preditiva (tarefas de regressão e classificação de dados). Serão apresentados métodos/algoritmos representativos para cada tipo de tarefa e ilustrada a aplicação desses métodos, com recurso ao Python, a problemas reais selecionados. Será, ainda, feita uma breve introdução ao Python (para quem já sabe uma linguagem de programação) e apresentados e utilizados os principais pacotes para Data Mining em Python.

Este ação destina-se a todos os potenciais utilizadores em técnicas de data mining/machine learning (docentes, investigadores, alunos e profissionais de outra áreas) que necessitem de abordar problemas de análise de dados e de avaliar os resultados e compreender o funcionamento dos métodos mais adequados. Será introduzida a teoria básica, mas a ênfase será dada à aplicação dos conceitos com recurso ao software Python; será ministrado pelo Professor Jaime S. Cardoso da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sendo uma organização conjunta da CLAD (Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados) e da Universidade de Aveiro (DEGEIT e DMAT).

Dado que o número de inscrições é limitado (30 participantes), sugere‑se que, caso esteja interessado(a) em participar, se inscreva o mais rapidamente possível (a data limite é 11 de novembro de 2016) enviando a ficha de inscrição anexa através do endereço mail@clad.pt (também pode encontrar a ficha de inscrição no site da CLAD, www.clad.pt).

O curso é gratuito para os sócios da CLAD (com quota de 2016 regularizada) e tem o preço de 60€ para não-sócios. Todavia, os não-sócios interessados em participar no curso poderão, em alternativa, fazer-se sócios da CLAD (anuidade de 30€) e participarem gratuitamente neste curso e noutros que se realizam regularmente (geralmente são 3 por ano), bem como vir a participar, a um preço de sócio, nas Jornadas anuais da Associação (JOCLAD´s).

Cada participante deverá trazer o seu computador portátil.

Será entregue um certificado de participação.

Tema: Data mining utilizando Python

Formador: Professor Jaime S. Cardoso, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Data: 26 de novembro de 2016

Local: Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro

Horário: 10:00-18:30

 

Livro de Resumos JOCLAD 2016

Encontra-se disponível o Livro de Resumos da JOCLAD 2016 - XXIII Jornadas de Classificação e Análise de Dados, que se realizaram de 31 Março a 2 Abril de 2016 em Évora, na Universidade de Évora.

+informações]



Newsletters da IFCS 
     Visualizar

 

 

 

Notícias

Cursos CLAD

Data mining utilizando Python – Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, 26 de novembro de 2016

Análise de séries temporais – introdução e aplicações em R – IST, Lisboa, 4 de junho de 2016

Desenvolvimento, gestão e documentação de pacotes de R (2ª edição) – Escola de Ciências UM – Campus de Azurém, Guimarães, 23 de janeiro de 2016  

Desenvolvimento, gestão e documentação de pacotes de R – INE, Lisboa, 24 de outubro de 2015

Equações Estruturais – aplicações com LISREL e AMOS (IBM SPSS) – IPT, Tomar, 30 de maio de 2015  

Análise em Componentes Principais não linear – FEUP, Porto, 28 Setembro 2013  

Análise de Dados Simbólicos – ISCTE, Lisboa, 16 Fevereiro 2013  

Introdução ao PLS Path Modelling – ISEC, Coimbra, 24 Novembro 2012

Modelos com classes latentes – FEUP, Porto, 25 Fevereiro 2011 

 

Eventos

 


 

[+informações]

JOCLAD2017 - XXIV Jornadas de Classificação e Análise de Dados

A Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) têm o prazer de organizar as XXIV Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD2017), que se vão realizar de 20 a 22 de abril de 2017, no Campus da FEUP (polo II da Universidade do PortoCampus da Asprela).

Os principais objetivos desta conferência anual dirigida, entre outros, a docentes, investigadores, estudantes e utilizadores que partilhem interesses na área da Classificação e Análise de Dados, são:  
   . Fomentar e desenvolver a investigação nesta área da Estatística;
   . Estimular a produção científica nacional, nas vertentes teórica e aplicada;
 
   . Desenvolver mecanismos de diálogo, colaboração, discussão e intercâmbio científicos entre estatísticos e empresas;  
   . Reforçar a afirmação e coesão da CLAD.
 

No Programa Científico estão previstos:
   . 2 Minicursos (20 abril), lecionados por:
                - Pedro Larrañaga (Universidad Politécnica de Madrid - Espanha)
               
- Maria do Rosário Oliveira (Instituto Superior Técnico - Portugal)

   . 3 Sessões Plenárias, ministradas por:
                - Pedro Larrañaga (Universidad Politécnica de Madrid - Espanha)
                - Rosanna Verde (Università della Campania "Luigi Vanvitelli"- Itália)
                - Victor Lobo (ISEGI / UNL e Escola Naval - Portugal)

    . Sessões Temáticas

   . Comunicações Livres, orais ou em formato poster, selecionadas entre todas as submetidas à conferência, organizadas em Sessões Paralelas.

 

Datas Importantes:

   . Data limite para envio do trabalho: 13 de fevereiro (prolongado para 20 de fevereiro)
   . Notificação da decisão da Comissão Científica: 13 de março
   . Inscrição a custo reduzido: 20 de março
   . Data limite de pagamento da inscrição para que a publicação no livro de resumos das comunicações aceites pela Comissão Científica esteja garantida: 27 de março

Programa Social: a definir (incluirão Porto de Honra e Jantar do Congresso).

As Jornadas serão também uma oportunidade para visitar a maravilhosa cidade do Porto, um dos destinos turísticos mais antigos da Europa, tendo sido eleito o Melhor Destino Europeu em 2014, e com o seu núcleo histórico proclamado Património Mundial pela UNESCO desde 1996

 

Mais informação em http://www.joclad.ipt.pt/joclad2017/